terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fenômeno da Medida Certa.


Antes mesmo de domingo o desencanto já era previsto.

Após o "sucesso" do Medida Certa com os seus apresentadores sobrepeso, e o "sucesso" mais opaco do "medidinha certa" com crianças, a bola da vez é o Ronaldo Fenômeno. 

Antes de tudo, me desculpe, mas eu não acredito que um indivíduo de tantas posses e de tantas acessorias não tenha se dado ao trabalho de cuidar de uma desarmonia da tireoide. Não acho viável. 

De todo o modo, me sinto na responsabilidade de demonstrar meu descontentamento quanto ao mau uso do  nutricionista. Triste, muito triste. 

Educador físico, independentemente de sua especialização em nutrição em ortomolecular, em bioquímica ou em qualquer que seja a área de interesse, não pode - e isso é LEI - prescrever dieta. 

A dieta, segundo a lei que regulamenta as atribuições específicas do nutricionista assegura isso como responsabilidade do profissional que estudou isso durante os seus quatro anos de formação.

Mais ainda, fico um tanto desiludida quando vejo nutricionistas que se prestaram em participar do programa SABENDO e ASSUMINDO que as maiores orientações (as orientações "de base") serão de um educador físico. Pena...

Que fique claro, não menosprezo a educador físico, muito pelo contrário, acredito que suas orientações sejam de suma importância em um processo de reorganização de vida e emagrecimento mas, do mesmo modo que não cabe a mim prescrever atividades físicas, não cabe a eles prescrever dieta. 

... Ok. 

Vamos perceber o "Medida certa do Fenômeno" por outro lado - que talvez acalme os ânimos (ou os incendeie de vez!).

A Industria Cultural pressupõe uma "linha de montagem" de produtos culturais. Do mesmo modo que se faz para construir um carro, se faz para elaborar bens culturais, como filmes, novelas e, certamente, programas de televisão. 

A necessidade de "manter a forma", cultivar o corpo e, no limite do entendimento e do desejo ser saudável, são grandes anseios humanos (ou assim são cultivados). A fórmula do Medida Certa foi certeira: grande audiência e boa responsividade do público, de tal modo que vale ser "refeita". 

Novas roupagens deram a oportunidade de manter o investimento em uma fórmula que sabidamente seria bem aceita... 

Tudo bem. 

Será que está em contrato que ele deve manter a perda de peso após o término dos 3 meses? 
Para os apresentadores... bom, acho que nem preciso dizer que não aconteceu, não é mesmo? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário