quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mártir da dieta!

A nutrição é uma ciência jovem. 
Ingênua, coitada, que não é capaz de se impor contra os grandes "nomes da moda". 

Dukan, grande francês que faz questão de propagar uma dieta absolutamente fora dos preceitos nutricionais de saúde e qualidade de vida, assumindo o slogn glamuroso de ter "conquistado mais de 30 milhões de leitores". 
Espero que tenham sido apenas leitores.

Esta dieta é uma releitura da "dieta das proteínas", elaborada ha alguns bons 10 anos...

As adaptações francesas reduzem o teor de gordura da dieta que se constrói em três etapas: 
A primeira, o mártir só pode consumir proteínas magras (peito de peru, queijo cottage, presunto magro, omelete de clara de ovos, por exemplo); 
A segunda, "menos restritiva", é possível introduzir os legumes e as verduras que devem, no entanto, ser consumidos apenas em dias alternados, ou seja, um dia "pode" e o outro volta a ser a dieta da primeira etapa;
A terceira etapa que é a mais "livre", em que alguns carboidratos como pão integral (1 fatia/dia) pode ser consumido, desde que seja mantido um dia da semana com a dieta restritiva da primeira etapa para "lembrar o corpo de funcionar daquela forma". 

Eu queria (muito) compreender o que faz um indivíduo, no controle de sua consciência, optar em seu livre arbítrio, em seguir uma dieta como esta. 

De fato, não há como não perder peso! Do modo com que é proposta, a dieta não permite o consumo de muitos dos alimentos que contribuem para o ganho de peso, e isso não é novidade. Comer menos calorias do que está acostumado, e alterar o balanço energético do corpo, de fato, faz qualquer indivíduo perder peso. 
A grande questão é: que peso é este que está sendo perdido?
Grande perda de peso em um curto período de tempo é, certamente, perda de massa magra. 
Perda de massa magra não é emagrecimento e sim envelhecimento (visto que quanto menor o conteúdo de massa magra, menor será a taxa de metabolismo basal e, portanto, menor o gasto energético diário...).

Mais interessante ainda, quando há a privação de energia para a célula, o que acontece a cada dia que se passa sem o consumo de carboidratos (ou seja, todos os dias em que a dieta volta a ser como na primeira etapa), aumenta-se o risco da resistência insulínica. Sim, aumenta-se, portanto, o risco de desenvolver diabetes mellitus (tipo 2) e de colher todos os malefícios da chamada síndrome metabólica (que inclusive reforça e reafirma a obesidade). 
Explico brevemente: quando há privação energética, os receptores celulares de glicose (capazes de notar a presença de energia) são todos exteriorizados, pois famintos, estão ávidos por energia. Quando o mártir voltar a ingerir uma dieta "normal", qualquer energia que aparecer será o suficiente para estimular os receptores. Uma dieta "normal" é então percebida como "muito", visto que qualquer presença de energia, por menor que seja, causará um grande impacto nestas células... Assim, o estímulo para o ganho de peso é muito maior. Daí segue os resultados que levam ao "efeito sanfona", acompanhados poe aquela pessoa que diz "engordei tudo de novo, e ainda mais!".
 Claro, judiou das células, agora aprecie os danos.  

Por fim, não posso terminar este texto sem antes ressaltar que é impressionante o jogo de cintura que se é preciso ter para que certos pacientes aceitem e incorporem os planos de dieta... Faz-se trocas, concessões, escolhas... Mas, quando é para seguir uma dieta absolutamente restritiva, sem fundamentação científica sólida, basta a promessa de "eliminar 5kg em 15 dias" que, rapidamente, se aceita consumir 5 minicenoura de colação e 2 ovos de codorna cozidos de ceia.
 

http://boaforma.abril.com.br/dieta/tipos-de-dieta-dietas-de-emergencia/menos-5-kg-15-dias-nova-dieta-dukan-730048.shtml

Um comentário:

  1. Beatriz, estou encantada pelo seu trabalho. Tudo o que li faz imenso sentido pra mim, vindo de encontro com minhas crenças pessoais e profissionais. Estou em busca de um profissional que possa me auxiliar na perda de peso e gostaria de ter seu contato. Meu email é moreiradirlene@hotmail.com . Aguardarei seu contato. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir