quarta-feira, 24 de abril de 2013

A deturpação da detox.

Com todo o respeito aos colegas de classe - e sem a menor pretensão em julgar condutas profissionais - inicio uma breve consideração a respeito das "dietas detox".

Na teoria, a dieta desentoxicante é uma restrição alimentar (expressiva), aliada a alimentos com propriedades importantes no hepatócito (com a finalidade de solubilizar compostos tóxicos, para que este sejam passíveis da eliminação orgânica). Inicialmente era aplicada como coadjuvante no tratamento de indivíduos intoxicados por metais pesados.

No universo dos aditivos químicos (alimentares, ou não; propositais, ou não), a dieta desentoxicante recebeu outra aplicação: na melhora da qualidade de vida e estado geral de uma população constantemente exposta a xenobióticos.

Pois bem. Essa era a sua função até "cair na moda".

A dieta, agora denominada carinhosamente de "detox", tem, sobretudo, a qualidade (mercadológica) de "reduzir 3kg em 15 dias".

De fato, uma dieta que propõe uma "limpeza" no organismo, com a retirada de irritativos e aditivos alimentares (presentes em praticamente todos os alimentos), rica em fibras e em água (características próprias das verduras e dos legumes), terá (realmente) um efeito emagrecedor (aliás, qual a real novidade aqui?).

 Ainda que não seja esse o objetivo principal da dieta, isso tem bastante chance de acontecer... Um efeito colateral que vira objetivo principal.



http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-detox-limpa-o-organismo-e-enxuga-3-kg-em-15-dias/1902

Nenhum comentário:

Postar um comentário