quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ela é gorda, e agora?

A representação do corpo feminino muito me intriga. Na capa da revista, na novela das oito, na propaganda (de maquiagem, de roupa, de carro, de cerveja...) e, sobretudo, na angústia relatada da imagem que se tem quando em frente ao espelho. Torno-me particularmente curiosa quando a discussão sobre o tema atinge a questão do gênero, não apenas enquanto representação (da mulher), mas como o outro (o homem) a observa. 

Creio que o olhar masculino em relação às representações da mulher muito diz dos dos valores da sociedade e da cultura em que se está inserido - talvez não por se tratar de homem e mulher (já que gostamos tanto desta distinção) mas por representar, de fato, o "olhar do outro". 

Pois então, é com este pensamento e neste contexto que precisei escrever sobre um vídeo simples, destes que encontramos por acaso na internet, mas que mexem com a gente de algum modo... Que incomoda. 

Dois colegas universitários, em uma pesquisa a cerca das redes sociais, questionaram sobre os receios que as pessoas têm frente a possibilidade real do encontro com quem só é conhecido online. Homes e mulheres expressaram "medos" diferentes. Drasticamente diferentes, devo dizer.

De modo geral, as mulheres têm medo de que seu online date seja um serial killer, um louco, um alucinado, que possa lhe fazer mal de algum modo (principalmente um mal físico).

De modo geral, os homens têm medo que sua online date seja gorda. 

Sim. Medo de que a mulher com quem trocou mensagens, que notou certo interesse em comum, de quem já viu fotos de perfil, seja, na vida real, "alguém gordo".

Com este conhecimento, os dois estudantes resolveram filmar a reação de representantes de ambos os gêneros frente ao encontro com seu online date mais pesado do que nas fotos da rede social. 

Para isso, pediram a um homem e uma mulher, que marcassem encontros através de uma rede social para solteiros, e fossem socializar com seus pares usando uma maquiagem-de-excesso-de-peso. O resultado? Ah...

Não gosto de "defender" um lado e atacar o outro - até porque não creio que o problema está em um lado só e, talvez antes de tudo, que homens e mulheres ocupem lados opostos na vida - mas, para fins de coerência, preciso considerar aqui a distinção de gênero. 

Os homens, arrepiados com seus grandes pesadelos de ter um encontro com uma mulher gorda, não esconderam a confusão entre a pessoa que acreditavam que veriam e a que estavam de fato encontrando. Todos fizeram referência explícita ao peso da moça. Muitos se mantiveram inquietos, desconfortáveis e distantes. Todos a deixaram sozinha na mesa do café. Um deles, nem sequer sentou-se com ela. Outro, disse que era casado. Outro, que não gostava de "ser enganado". Outro pediu licença para ir ao banheiro e não mais voltou.

As mulheres, ao se depararem com um homem bem mais pesado do que nas fotos do perfil social, deixaram transparecer certa confusão no reconhecimento do rapaz, mas o comportamento foi bastante diferente. Todas o acompanharam no sofá, conversaram e sorriram. Uma o acompanhou no café. Outra, aceitou a brincadeira de comparar o tamanho das mãos, tocando a sua na dele. Outra, o deu um beijo na boca. 

Temos então aquilo que tanto falamos do preconceito à pessoa com excesso de peso. A fobia masculina superou a educação e o respeito para com o próximo. Posso estar errada e sugestionada com meus próprios pensamentos... Mas, uma vez que a mulher é reduzida ao seu coro, se ele não agradou, ela deixa de ser interessante, e assim, não importa se ela vai ficar lá sozinha, sentadinha na mesa do café.

Creio verdadeiramente que as generalizações são falhas, e que as pessoas, a despeito do gênero, classe social e cultura, são únicas - que algum homem poderia não se importar com  o excesso de peso da moça e que alguma mulher poderia se importar com o excesso de peso do rapaz... Mas, o que a experiência reafirmou, foi que o peso é (sim) uma questão social e, quando considerado com o viés do gênero, se torna indiscutivelmente determinante. 

Tristemente, a mulher segue reduzida à seu corpo...



https://estilo.catracalivre.com.br/modelos/experimento-explora-a-rejeicao-que-pessoas-acima-do-peso-sofrem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário