quinta-feira, 30 de julho de 2015

Metas? Quero mesmo é felicidade!

Sabe quantas as vezes eu escuto: "... Então, qual é a nossa meta?"? 

Muitas. Já até perdi a conta. 

Sabe o que eu respondo? "Ser feliz!". :)

Nem todos entendem minha brincadeira e, muito embora eu note um sorrisinho de canto de boca, eu sei que a aflição pelo resultado é grande. As vezes muito grande. Tão grande que se torna angústia. 

Veja bem, pensamos quase que o tempo todo em objetivos, nos enchemos de motivos e de necessidades. Nos organizamos em tabelas, nos delimitamos nos afazeres, nos gastos, nos "precisos". Fomos (e somos diariamente), educados a seguir assim - é bom se organizar, prever e saber qual é o nosso chão. Não é mesmo? 

No entanto, quando o assunto é metabolismo, resposta bioquímica e fisiológica do organismo, bom... Aí, determinar metas é pura fantasia. 

Corpo é bicho.
Tem seu tempo, seus mecanismos de ajuste, seus caprichos. 
Tem sua estrutura física, seus contornos genéticos e carrega nele a nossa história.
Caros, ele não pode ser tratado como uma meta. 

A não ser que aceitem que a meta têm prazos e características maleáveis e, sobretudo, que possa nos surpreender. Porque quando se trata de corpo é assim... Temos conduta, palpites, e controles, mas na pratica, temos a vida.

Não me entendam mal, a meta pode mesmo ser motivadora. Não nego. Mas, no mecanicismo e na rigidez que se propõe, ela perde sua força. Porque no lado de lá da ciência, sabemos que não é só determinação e foco que constroem o resultado - são tantos outros aspectos, que não é justo para quem não "atinge a meta" ser taxado de desleixado e desfocado. Tem mais, muito mais.

A meu ver, a meta deveria ser substituída pela jornada. O caminho é quem de fato nos constrói. 

Então... Que a jornada por este caminho seja prazeirosa e feliz e que transborde a contenção das metas! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário