terça-feira, 3 de julho de 2012

Julgamento e responsabilidade.

Quando houvi pela primeira vez que "na contemporaneidade todo mundo tem voz", duvidei duramente. Acreditava que "a mídia" - ainda que não soubesse de fato "quem" ela seria - agia de modo imperativo e, por mais que não conhecesse as críticas frankfurtianas, via o espetáculo acontecer.

Já a tempos venho percebendo que a premissa está realmente correta...

A criação do meu blog foi uma tentativa de ter voz. Produzir um texto, editá-lo e publicá-lo não depende de nenhum julgamento além do meu próprio (e da minha consciência). A responsabilidade que um veículo de comunicação em masa tem compartilhada por entre seus redatores, editores e diretores é reduzida à minha coragem e vontade.

... o resultado? Medo!

Medo da informação que é veiculada. Medo da responsabilidade da exposição. Medo do impacto daquilo que se fala. Medo do medo de menos de colegas que também se aventuram em escrever sem considerar que, no universo do acesso á informação, não há como prever os ecos!

Fui alertada de um texto, escrito de modo bastante interessante, que aborda os benefícios da pimenta caiena. Logo pelo título, identifica-se a relação entre o vegetal e a possibilidade de "parar um infarto". No corpo do texto, são relacionados nomes de "doutores" que, através do uso de especiarias e ervas medicinais curam seus pacientes ha muito tempo... Mais adiante, dá-se uma explicação sucinta das Unidades de Calor próprias da pimenta caiena e uma "receita" de como estes "doutores" realizam o estímulo ao paciente que está sofrente (e uso o gerúndio de modo correto aqui) do infarto.

Pois bem.

Realmente, a pimenta caiena é um alimento de propriedades químicas exuberantes. Possui um elemento chamado de capsaicina, que é um potente antiinflamatório, protetor cardiovascular e que, sim, dependendo do uso, pode ser estimulante por promover vasoconstrição.

Ainda que, em nenhum momento seja dito para trocar os medicamentos comuns pelo uso de especiarias, o texto apresenta o "aval médico" e assegura o sucesso.

Informação é um bem preciso. A interpretação do que é dito não está reclusa às letras mas sim às expectativas e o conhecimento prévio de quem lê... Em tempos de grande facilidade na divulgação de informação, todo cuidado é pouco.





http://www.estoubeim.com/2010/12/pimenta-caiena-pode-parar-um-infarto.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário