sexta-feira, 8 de março de 2013

Triste expectativa...

Não há nada mais frustante para um nutricionista do que não poder compartilhar a felicidade das conquistas com seu paciente...

Fato é que as pessoas estão constantemente infelizes com seus resultados. 
Em uma análise para além do ideal inatingível de beleza, o conceito de emagrecimento consolidado socialmente se faz mais forte do que qualquer orientação nutricional (por mais correta que esta seja). 

Quando, na capa da revista, uma mulher de beleza incomum, exibindo um corpo desejo-de-ser-corpo, é acompanhada por enfáticas sentenças de "seque", "enxugue", "elimine", é demasiadamente tentador não se contagiar. As promessas (que, por sua vez indicam silenciosas a possibilidade do sucesso) são, sobretudo, imediatistas. 

Ah, e o que seria da contemporaneidade sem o imediatismo? 

O bicho homem, no entanto, não funciona nesta velocidade. O corpo biológico não acompanha o corpo cultural que segue no compasso acelerado. Perder peso rapidamente não é próprio deste corpo: não aceita, e não o faz com destreza. 

Quando a paciente, linda, que trabalha, malha, gerencia os cuidados do lar, coordena a maternidade e mantém vivo o casamento, ao receber a notícia de que perdeu 2kg no primeiro mês dieta (tendo perdido 1,5kg de gordura e 2cm de circunferência da abdome), com um semblante triste e diz: "mas só isso?", a minha vontade é de agradecer muito, com todas as minhas forças, o desserviço à ciência da nutrição que a mídia da beleza insiste em prestar. 



http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-para-emagrecer-6-kg-em-um-mes/3301


Um comentário: