segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Por que não usar?

Me interesso muito pela dinâmica maquiavélica da Indústria da Dieta. 
Tenho um medo indescritível dos seus resultados e, justamente por isso, creio que ela não pode passar ilesa aos olhos, tão pouco aos comentários... 

Hoje, primeiro de setembro de 2014, no jornal nacional matinal da grande Rede Globo, uma matéria sobre o uso do HCG (clássico "hormônio da gravidez") sendo ilegalmente comercializado para promover a perda de peso, trouxe à tona este medo pessoal.

A reportagem contou com o flagrante de uma vendedora que diz, sem nenhum receio (e nenhuma vergonha) que a aplicação das ampolas, associadas a uma dieta de 500 calorias diárias (!) promoverá um emagrecimento "com saúde". Sei... 

Sem a pretensão de julgar, mas a título de uma consideração coerente, não me parece difícil a percepção de que esta conduta não é lá tão "saudável" assim... Ou me engano?

Continuando com a reportagem, foram consultados dois endocrinologistas sobre o assunto. Um deles, contra a prática (que inclusive não é aceita pelo conselho de medicina), assegura que a perda desenfreada de peso vem decorrente da restrição alimentar abusiva no período proposto e relata os problemas advindos do uso do dado hormônio... Problemas, permita-me a inferência, bem sérios, relacionados à complicações cardiovasculares (como infarto, derrames e tromboses...). 
Outro médico que, alegando ser "um paciente do HCG", diz que os resultados na prática são "muito bons", mas que os estudos... Termina ainda dizendo, com cara de quem faz e não se importa muito (literalmente dando de ombros), que se tem gente que tem resultados... Por que não fazer o uso? 

Pois então. Aí que vem a questão que anseio em responder! 

Não faça o uso, pois não é seguro, não se tem comprovação da eficácia do resultado (os estudos preliminares foram feitos na década de 60 e evoluíram muito pouco, permanecendo no estágio de investigação empírica) e, só para constar caso interesse, a prática não é legalizada.

Não faça uso, porque é um hormônio (protéico) de qualidades específicas e funções claras para o corpo, relacionados com a gravidez e a secreção de hormônios específicos... Quer mesmo mexer com isso? 

Não faça uso, porque o risco é eminente... Como a repercussão colateral atua no sistema cardiovascular, as consequências podem ser avassaladoras. Perder peso com maior risco de derrame? Porque?

Não faça uso, porque a "dieta" restritiva com 500 calorias vai te deixar triste, chateado(a), incomodado(a)... Vai tirar a cor do seu dia-a-dia. E se a felicidade cotidiana não te importar, não faça do mesmo modo, pois as 500 calorias diárias vão solar seu metabolismo no chão e depois vai ficar ainda mais difícil de conseguir perder gordura (e até mesmo o peso - já que ele é tão importante assim...).

Por fim, não faça uso, porque a vida é muito mais que isso. Muito mais do que perder peso a qualquer custo, apostando a saúde como moeda de troca. 

Por aqui, a militância continua. Hoje, não apenas "contra" a Indústria da Dieta, mas também contra a prática profissional incoerente e ao risco camuflado na confusão de conceitos (da beleza, da magreza, da estética e da saúde). 



http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/09/uso-de-hormonio-da-gravidez-para-emagrecer-traz-riscos-para-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário