terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Festas & o Desespero de um Bom Momento

"E agora? Como faço nas festas?"... Pausa, suspiro... Aparência de inquietação... "Tenho medo de estragar tudo!".

Não são poucas as vezes que ouvi isso nesses últimos dias - semanas até. Ouvi muito mais do que eu gostaria e muito mais do que eu esperava - sobretudo, porque creio que meus pacientes já me conhecem e sabem do meu compromisso com a felicidade! 

Acho curioso considerar este período tão cheio de delícias (sociais, afetivas e, claro, alimentares) lamentavelmente "preocupante". 

A privação não está com nada. 
Ela é cruel, inoportuna e fria.
É triste, desencantada e solitária. 
Ela é tudo que não se deseja em comunhão e, mais ainda, exatamente o contrário do espírito que ronda o final de ano e suas festas. 

Acho que por isso mesmo que assusta: verdade seja dita... Temos medo da felicidade, da liberdade... No limite, temos medo de festejar, comer e brindar sem culpa! 

Nos próximos dias estaremos expostos à reuniões com queridos, comidas gostosas feitas com dedicação e carinho, abraços, sorrisos e votos de felicidades. 
Como é que conseguiram fazer desse universo festivo um cenário de "preocupações"? Como podem reduzir a alimentação à nutrição-de-funcionalidade-metabólica-que-te-engorda? 

Por aqui, me resta desejar - de todo o meu coração - que tenhamos força, foco e coragem para curtir a vida! (Incluindo as festas de final de ano!)

Parcimônia (sem restrições, nem para mais nem para menos!), harmonia e felicidade, na vida, nas festas e à mesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário