sexta-feira, 29 de maio de 2015

A polêmica lancheirinha...

O que dizer da lancheirinha da Flor, filha da Bela Gil? 

Hum... Primeiro, que mania é essa, a nossa, de darmos pitacos intrometidos onde não fomos chamados? 
Por outro lado... Minha avó dizia que "quem fala o que quer, escuta o que não quer", e isso não podia ser mais verdade em tempos de mídias sociais! (Vamos fazer valer essa premissa!) O que não deveríamos perder, é claro, é a educação.

Como profissional "da área", me sinto na liberdade de dizer: sorte a da garotinha! Não me entendam mal... Estou longe de ser nutricionista natureba (nada de errado em ser... tudo é uma questão de perfil), mas é preciso considerar que poucas são as crianças que podem desfrutar desse cuidado e dessa atenção na montagem da lancheira. 

Comida, meus caros, é carinho! 

Esse carinho, e não podia ser diferente, será reproduzido de acordo com os valores pessoais, culturais e familiares, de quem o prepara e de quem acredita que, através dele, é possível educar. Não é que aprendemos mesmo pelo exemplo? 

Para além do conteúdo da lancheirinha, acho que o que falta mesmo é a compreensão. Me parece bastante coerente da parte da moça oferecer a sua filha aquilo que julga pertinente: e se nessa foto tivesse um bolo de pacotinho, um salgadinho e um suco de caixinha? O que os afiados internautas falariam? O que escreveríamos a respeito? Ué... Ela não foi coerente? 

Espero muito, e aí a consideraria ainda mais sortuda, se esse regime não lhe for imposição... Se, em uma festa de criança, ela puder compartilhar dos sabores com seus amiguinhos, se puder tomar um sorvete em uma tarde descontraída, ou se para a mãe dela, for tranquilo ela querer experimentar alguma destas "tranqueiras industrializadas". (Notem, por favor, o termo experimentar, parente das expressões "hora ou outra", "às vezes" e "de vez em quando".)

A vida se experimenta, também, pela boca! 

Educação, coerência e consciência alimentar é bom... E a liberdade também! 

Quanto aos comentários que vieram da sua postagem, bom... Lamento a falta de educação de uns e os insultos de outros, julgo pertinente as considerações de uns e ri com a de outros! Humor (daqueles ingênuos e simples) nunca faz mal!

Quanto ao pedido da advogada da moça, para que "deixem ela em paz", bom... Alto lá parceira, exposição gera comentários. Simples assim. Liberdade de falar = liberdade de escutar. 

Quanto a "resposta" da moça, dizendo que a lancheirinha da filha é ecológica (pois não produziu lixo), nutritiva, dentro dos gostos da filha e que previne a obesidade, bom... Meus mais sinceros parabéns por usar bem seu tempo para conseguir oferecer essas escolhas (esse carinho e essa educação - alimentar e não alimentar) à sua filha! Mas, deixe-me aqui fazer uma pequena ressalva (sem acusações, tá?): a obesidade é uma condição de causa multifatorial, e a boa alimentação ajuda na sua prevenção mas não a resume, enquanto nutricionista, devemos saber disso e não sinalizar que quem é obeso come mal. Podemos nos surpreender... E o que menos precisamos é endossar o "preconceito" nesse sentido.

Ahh.... Mais amor, né? Com regras menos duras, julgamentos menos espinhosos, e mais felicidade! 







2 comentários:

  1. Saúde é questão de politicas públicas, que visa a qualidade de vida de um povo. Quanto mais longe das gorduras, aromatizantes, estabilizantes, açucares, sódio e demais quimicas melhor. Avo de Flor. deixo meu parabéns a Bela que luta por uma filosofia de vida que é a alimentação natural e saudável.

    ResponderExcluir
  2. Saúde é questão de politicas públicas, que visa a qualidade de vida de um povo. Quanto mais longe das gorduras, aromatizantes, estabilizantes, açucares, sódio e demais quimicas melhor. Avo de Flor. deixo meu parabéns a Bela que luta por uma filosofia de vida que é a alimentação natural e saudável.

    ResponderExcluir