terça-feira, 19 de junho de 2012

Descaso com o discurso...

Me espanto com o desserviço de certas matérias.

Enquanto alimentação e nutrição se mantiverem interessantes o suficiente para pautar veículos informativos, acredito que estaremos fadados a bancarrota da informação sobre o tema.

Pois bem, muito há que de se discutir sobre a influência nutricional na qualidade de vida e na saúde, compartilhamos uma ciência nova, em constante evolução e repleta de incertezas.

Uma matéria cuja manchete diz: Óleo de peixe não ajuda demência, diz pesquisadores; indica uma "verdade" incontestável. Mais ainda, utilizar o termo "perda de tempo" para o consumo em prol do benefício em questão é enfático e promove certo desconforto para quem o segue.

De fato, cada vez são realizados estudos para validar possíveis efeitos dos nutrientes isolados. O ômega-3, em pauta por muitos outros benefícios associais a peroxidação lipídica e cuidados cardiovasculares, se propõe também protetora da função cerebral e, talvez, quem sabe, um estudo que considera o consumo durante apenas 3 anos, não o demonstre significativo.


Descaso com o discurso. Aspas em falas fragmentadas de profissionais. Uma informação passada como notícia, que não agrega nada de novo e se reporta, de modo bastante superficial, a um estudo ainda mais simplista e inconclusivo. 


Se discutir alimentação e nutrição é suficientemente importante para ter uma editoria, que sejam realizados bons trabalhos na divulgação de assuntos realmente relevantes, com estudos bons e confiáveis e não jogar temas pretensiosos para engrossar o volume de produção. 








http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/06/13/oleo-de-peixe-nao-ajuda-a-prevenir-demencia-dizem-pesquisadores.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário