quarta-feira, 16 de maio de 2012

Celebridade ortomolecular!

Com todo respeito à medicina ortomolecular, por mais incômodo que me cause a hipersuplementação de vitaminas em minerais para uma "harmonia orgânica", e sem contestar seus mecanismos, causas e efeitos, venho aqui ressaltar que não concordo com o uso mercadológico deste conhecimento para "secar como as famosas".

Sim, de fato, um corpo metabolicamente organizado tem maior facilidade em se livrar de gordura, toxinas e de, me perdoem o hedonismo, "funcionar melhor". Mas não é disso que depende a perda de peso e sua manutenção.

Celebridades são humanas, mas nem tanto.

São donas de um corpo biológico e cultural como qualquer outra mulher, no entanto, o investimento (físico, mental e econômico) para "vestir" a beleza é outro. Qualquer mudança gordurosa no manequim tem impacto nacional, estará estampado na capa de revistas e comentários negativos irão escurecer a luz da fama.

Realidades distintas julgadas sob um mesmo padrão de beleza. Uma realidade que-nada-tem-de-real determinante de uma utopia corporal para uma mulher que trabalha, estuda, educa filhos, come pipoca no cinema e curte um chocolate quente numa noite de inverno.

Me desculpe, mas repor nutrientes não faz perder 8kgs. Aos menos não o faz sem alteração de hábitos alimentares. Mais ainda, desde quando eliminar doces e frituras e reduzir carboidratos não é alteração dietética? Por que menosprezar o esforço relacionado à alimentação? Já não está absolutamente esclarecido que são justamente os hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física que proporcionam a alteração da composição corporal? Será que isso novidade?

Enalteceremos então os suplementos ortomoleculares (colocados aqui sem qualquer referência aos elementos que os compõe) e deixar de lado a "dietinha"...



http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/dieta-globais-ortomolecular-500176.shtml?


Um comentário:

  1. Oi, Bia! Tudo bem? Aqui é o seu primo Fabrizio, filho da Beth, neto da Dona Odete (tia da sua mamma Nancy). Acho que sou o primeiro a comentar qualquer coisa no seu blog. Vi que resolveu iniciar o blog por conta de um comentário que sua mãe postou no Facebook. Boa sorte prá você e espero que tenha muito sucesso nessa sua mais nova empreitada.
    Em relação ao que comentou sobre medicina ortomolecular, sou adepto dela desde 2006, mas também pratico esportes diariamente desde 2003, tenho uma alimentação que considero saudável, durmo bem, etc, etc., e concordo totalmente com você a respeito de "milagres". Não existem milagres, mas sim um conjunto de "boas práticas" que, realizadas com disciplina, prazer e vontade, fazem com que o ser humano tenha uma vida mais saudável, proporcionando o prolongamento da sua vida útil!

    Um beijo!

    ResponderExcluir