quarta-feira, 30 de maio de 2012

Isso engorda!

Em tempos de "engordafobia", o vocabulário acaba sendo uma poderosa ferramenta.

No momento em que "engorda" é estampado em um texto, a atenção destinada é quase instintiva. Pena que pouco se entende entre as reais diferenças de perda de peso e emagrecimento, o que faz com que o poder dos termos caia por terra em uma grande falta de explicações (e de compreensão).

Quem diria que o suco de laranja, excelente fonte de vitamina C e de potássio, rico em água e em flavonóides, poderia ser tão perverso quanto um bombom de chocolate com recheio de amendoim?

Na verdade, para corrigir a endocrinologista, cujo foco de estudo durante toda a formação foi medicina e não nutrição, este bombom fornece 114kcal, enquanto o suco de laranja tem, em média, 130kcal.

Por mais aterrorizante que possa parecer, esta é realidade.

Infelizmente, na cultura esvaziada em que vivemos, não estamos aqui discutindo a qualidade nutricional dos alimentos, mas sim se ele "engorda" ou "não engorda"... Bom seria se o corpo não percebesse diferença entre as calorias, se considerasse tudo igual e utilizasse a energia sem passar pelos mecanismos bioquímicos... Confesso que se assim fosse, a vida do nutricionista (ao menos dos bons nutricionistas) seria bem menos complicada.

Já que o chamariz é a simplicidade do conceito, que sejamos radicias: tudo "engorda", a não ser a água (ainda que ela te faça apresentar umas graminhas a mais na balança).

http://noticias.uol.com.br/saude/album/comparativo_calorias_album.htm#fotoNav=2






Nenhum comentário:

Postar um comentário